MARCIO APOLINARIO DE OLIVEIRA
Qualificação
Apresentação rápida e casual das experiências
Formação acadêmica
Unicap- Universidade Católica de Pernambuco 2001
Comunicação Social- Jornalismo
Estruturação de Comunicação,
Faculdade Maurício de Nassau 2015
MBA em Marketing e Propaganda
Planejamento, estratégias, etapas, análise swot, canais entre outros
Faculdade Estácio de Sá 2017
Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais
Comunicação estratégicas em mídias sociais, SEO, SEM, Links Patrocinados, Funil, entre outros.
Experiência
04/04/2019
Consultor de Marketing - PJ
Comunicação e marketing para o desenvolvimento e gestão de campanhas (internas e externas). Pesquisa, estratégias, gestão de desenvolvimento dos canais de comunicação: publicidade off e on-line, feira de negócios, seminários, conferências.
10/19/2018 - 03/22/2019
Consultor de Marketing - Contrato Temporário
Desenvolvimento de website para cada divisão, subsidiária e marca da Brandel, incluindo: - Levantamento de requisitos (objetivo, metas, audiência, e KPIs). Avaliar a necessidade de desenvolvimento e integração com aplicativos mobile (m-commerce), loja virtual (e-commerce). - Proposta de layout do site e de cada página (wireframes), estilo visual, e arquitetura do site - Desenvolvimento/actualização de conteúdos e optimização da sua interligação (SEO) - Adaptação dos conteúdos a uma estratégia e ferramentas de automação de email marketing e Newsletter - Definição de ferramentas, código e plugins (HTML, CSS, Content Management System,chatbot, etc) - Definição das necessidades de pessoal para o desenvolvimento (UX, UI), distribuir as tarefas, com orientação no tempo, e gerenciar o projeto com a equipa de desenvolvedores locais de forma a entregar os sites no final da consultoria, devidamente testados e funcionais, com plano de manutenção. - Desenvolvimento de uma metodologia de trabalho funcional e de gerenciamento dos projetos que privilegie a produtividade e celeridade no desenvolvimento, exemplo AGILE, em particular SCRUM, ou outra sugerida. b) Interagir com os chefes de cada divisão, subsidiária e marcas da Brandel para elaborar uma estratégia de mídias digitais e sua operacionalização, incluíndo a identificação de um software de gestão de redes sociais que permita o gerenciamento de múltiplas páginas, os seus conteúdos, e respectiva calendarização, moderação, e geração de analíticos totais (plataforma e externos). c) Elaboração de um projeto técnico com memória descritiva para aquisição de duas linhas dedicadas com código curtos ou short code), que possam ser usadas para inbound e outbound marketing (SMS e MMS), em campanhas promocionais e divulgação de conteúdos. O projecto deve conter a identificação do gateway e hospedagem de dados, e customização front office e back office. d) Calendarização de atividades, e
06/01/2017 - 09/21/2018
Coordenador de Marketing
Desenvolvimento do calendário promocional de trade marketing das categorias. Administrando investimentos nos canais de trade e acompanho a execução das ações promocionais. Identificando oportunidades por meio do estudo e análise do target, desenvolvendo estratégias para crescimento do faturamento nos canais de vendas. Gerando relatórios de sell in / sell out para acompanhamento das performances. Criação e desenvolvimento de embalagens de produtos, fortalecimento e aproximação dos produtos juntos aos clientes, lançamentos de campanhas on e off line, material e ações de merchandising (roupagens de venda/campanhas), testes cego em PDV’s determinados para aprovação( pesquisa de satisfação), análise da concorrência, campanhas motivacionais, definiç entre outros. Experiência em elaboração de material de merchandising, endomarketing ( treinamentos, eventos, relacionamento com o cliente); tendência e desenvolvimento de produtos, criação de embalagens, start ups, inovações comerciais, treinamentos, entre outros. Habilidade em gerenciamento de conteúdo para Redes Sociais, campanhas de rede de conteúdo, display e Remarketing.
10/03/2015 - 12/23/2016
Trade de Marketing
Desenvolvimento do calendário promocional de trade marketing das categorias de produtos pontuados nos acordos de visibilidade do Marketing. Administrando os investimentos nos canais de trade e acompanhando a execução das ações promocionais junto à equipe de vendas (42 pessoas – promotores de venda). Identificando oportunidades por meio do estudo e análise do comportamento do target. Experiência em desenvolvimento em estratégia para crescimento do faturamento nos canais de vendas e análise do portfólio. Elaboração de relatórios de sell in / sell out para acompanhamento das performances dos clientes. Análise de dados ( B.I, NeoGrid). Acompanhamento do budget anual e da prestação de contas mensal dos indicadores de produtividades. Identificando oportunidades de merchandising entre outros.
09/02/2013 - 10/23/2015
Analista de Marketing III Supervisão
Planejamento estratégico e execução. Mediação com agência de publicidade. Elaboração, aprovação de peças e campanhas publicitárias envaidas pela agência, produção de material de visibilidade. Alinho campanhas promocionais com os demais grupos. Lançamentos de produto. Planejamento anual de budget. Branch marketing, Elaborando e coordenando o plano de comunicação da empresa. Experiência em fortalecimento da marca no mercado. Confecção de tablóide de ofertas. Endomarketing Administrar ferramentas e redes sociais; coordenação de conteúdo interno para site, blog elaboração e análise de planilhas de métrica e mensuração de resultado. Criação de embalagens dos produtos de marca própria – Casa de Massa ( bolachas, macarrão, arroz, massa de tapioca, molho de tomate), fortalecimento e aproximação dos produtos junto aos clientes, lançamentos de campanhas on e off lline, material e ações de merchandising – ( campanhas específicas), análise da concorrência. Gerenciamento de conteúdo para Redes Sociais, campanhas de rede de conteúdo, display e Remarketing. Desenvolvimento de Newsletter total responsabilidade no trabalho de mensurações para aumentar o número de visitas dos sites e cuidar para que essas visitas sejam qualificadas, aumentando consequentemente a taxa de conversão dos pedidos. Criação de relatórios pelo Google Analytics entre outros.
04/02/2012 - 08/08/2013
Analista de Comunicação e Marketing
• Atuação com atividades de promoção de produtos, apoiando a programação dos padrões de comunicação visual e escrita da empresa, analisando a organização e realização de eventos, feiras etc. Visando promover o consumo de produtos oferecidos pela empresa. • Suporte a área comercial, apoiando a execução de atividades promocionais e comerciais. • Elaboração de relatórios dos resultados obtidos. Acompanhamento de estoque e estimulo de utilização dos materiais de merchandising e brindes das campanhas. Realizar a interface com comercial e agência de marketing.
09/01/2009 - 01/09/2012
Analista de Marketing
Prêmio Ademi-PE 2011 – Melhor Empreendimento Comercial - Torre Adolf Nobel (Roteiro) Comunicação e marketing para o desenvolvimento e gestão de campanhas (internas e externas). Gestão de desenvolvimento dos canais de comunicação: publicidade off e on-line, feira de negócios, seminários, conferências, relações com ferramentas e redes sociais. Coordenar equipe de Inbound Sales (inbound, comercial, sucesso, atendimento/ouvidoria) Endomarketing, inovação (treinamentos, eventos, relacionamento com o cliente)
11/05/2007 - 07/14/2008
Coordenador Executivo de Marketing e Comunicação
Gestão da comunicação institucional, assessoria de imprensa, elaboração de planos de comunicação, campanhas institucionais e comerciais, elaboração de conteúdo para canais internos e externos, gestão de crise de imagem, gestão dos canais institucionais (site, intranet, aplicativo, portais, jornal institucional, etc).